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Inventário - Análise ABC

Na tela Controle de inventário na página Análise ABC você pode efetuar uma análise de inventário do tipo ABC.

Somente usuários com o privilégio Gerenciar inventário podem efetuar essa análise.

Sobre a Análise ABC

A Análise ABC baseia-se em um fenómeno natural:

  • aproximadamente 20% das causas causam 80% dos efeitos

Por alguma razão desconhecida, essa distribuição (conhecida como a regra 80-20) acontece na natureza com muita freqüencia. No mundo de negócios a mesma distribuição aparece: 80% das vendas são vindos de 20% dos clientes.

A regra 80-20 pode ser aplicada para manusear o inventário de uma empresa com mais eficiência. É especialmente útil quando a empresa negocia centenas ou milhares de produtos diferentes. A Análise ABC faz com que os produtos sejam classificados de acordo com sua respectiva importância nas vendas totais da empresa.

Aqui um exemplo de uma classificação obtida:

  • Classe A: 20% dos itens são responsáveis por 80% das vendas por ano
  • Classe B: 30% dos itens são responsáveis por 15% das vendas por ano
  • Classe C: 50% dos itens são responsáveis por 5% das vendas por ano

Como efetuar uma análise

  • Selecione a categoria desejada.
  • Selecione o tipo de análise: por vendas ou por unidades vendidas.
  • Pressione o botão para efetuar a análise.
  • Opcionalmente mudar o filtro A:B:C para ver distribuições diferentes.

Pressione o botão Usar essa análise quando satisfeito com a análise atual. A classe de cada item será salva. Assim os itens de uma classe podem ser conferidos juntos no controle de inventário.

Idealmente uma nova análise de cada categoria de produtos deve ser feita pelo menos uma vez por ano para manter a classificação em dia.

Explicação

Itens são listados em ordem de mais vendidos, ou seja, importância.

  • Valor é a soma das vendas feitas do item nos últimos 12 meses.
  • Cumulativo é a soma cumulativa do campo Valor.
  • Cumulativo como % é o valor cumulativo como porcentagem do total cumulativo.
  • Classe ABC mostra a classificação de acordo com a distribuição selecionada no filtro A:B:C. Por exemplo, a distribuição 80:15:5 faz com que os produtos com uma porcentagem cumulativa até 80% sejam classificados como A, de 80% até 95% como B e de 95% até 100% como C.

Estratégia

Itens da classe A devem sofrer um controle rigoroso

Evitar a falta desses itens no inventário é a prioridade. Pedidos de compra devem ser feitos com regularidade. Itens da classe A também são vendidos pela concorrência e são muito orçados por clientes prospectivos. Sua estratégia de venda deve incluir "produtos de bandeira" com preços chamativos.

Itens da classe B devem ser monitorados periodicamente

Mantenha uma certa quantidade mínima no inventário. Um aspecto importante dessa classe é observar os produtos evoluindo para a classe A ou devoluindo para a classe C.

Itens da classe C merecem pouca atenção

Ao contrário das classes A e B onde é uma questão de quanto deve ser mantido no estoque, a pergunta é se você deve estocar ou não. Pode ser que basta apenas pedir sob demanda, logo que uma venda seja efetuada. Esse vai depender da prática do seu fornecedor com respeito a quantidade mínima de compra e a rapidez de entrega.

Um item da classe C deve ser vendido com um acréscimo significante no preço. Anote que essa prática não é uma simples ganância pois o custo de armazenar o produto indefinidamente é considerável.

Itens não classificados

Itens não negociados no período de análise não recebem uma classificação. Considere a descontinuação de tais produtos.