Pedidos de compra e notas fiscais de entrada
A tela Pedidos de compra serve para lançar ambos pedidos de compra e notas fiscais de entrada. Antes de prosseguir você deve saber como lançar um pedido de compra.
No sofie uma nota fiscal de entrada é a mesma coisa que um pedido de compra, mas com alguns campos adicionais de informação fiscal. Com essa separação o programa consegue manter dois livros contábeis.
Um pedido de compra pode se tornar em uma nota fiscal de entrada em qualquer momento, sujeito a receber as informações fiscais.
Como dar entrada em uma nota fiscal
Existem três maneiras:
- Importar um arquivo de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
- Anexar uma NF-e em um pedido de compra existente
- Preencher os campos fiscais manualmente
1. Importar uma NF-e
Essa é a maneira mais rápida de lançar uma nova nota fiscal de entrada.
O sofie apura o conteúdo da NF-e e automaticamente lança um novo pedido de compra com os campos fiscais preenchidos. O campo Estatus é colocado como RECEBIDO. Uma cópia da NF-e também fica armazenado no sistema indefinidamente.
- Pressione o botão Importar NF-e...
- No diálogo que aparece, encontre o arquivo (de formato .xml) da NF-e no seu computador e em seguida clique OK.
- O sofie vai ler as informações do arquivo e apresenta-las em uma nova telinha, o Visualizador de NF-e.
- O sofie vai tentar encontrar o fornecedor correto para a NF-e, mas lembrando que um fornecedor pode operar com várias CNPJs, pode ser que seja necessário escolher o fornecedor correto manualmente.
- Um produto pode ser comercializado sob nomes diferentes por fornecedores diferentes. Por isso o sofie tenta primeiro apurar um produto através da NCM. Porém, produtos diferentes mas semelhantes podem dividir a mesma NCM. Por exemplo: vergalhões de aço CA-50 de bitolas diferentes usam a mesma NCM. Verfique que os itens na NF-e correspondem aos produtos cadastrados no seu sistema.
- Cheque a opção Mostrar campos fiscais para ver os dados fiscais de cada produto utilizados na apuração do preço de custo.
- No visualizador, pressione o botão Importar NF-e para efetuar a importação. Pode ser que seja necessário refazer a busca para encontrar o novo pedido de compra.
Para visualizar (ou excluir) o arquivo NF-e, pressione o botão Ver NF-e na linha do pedido de compra correspondente.
2. Anexar o arquivo de NF-e
Após receber a NF-e (em formato .xml) do fornecedor, você pode anexar este arquivo no pedido de compra correspondente.
O sofie irá apurar o arquivo e automaticamente lançar os itens do pedido de compra e os dados fiscais. Se o pedido de compra já estiver com os itens lançados, o sofie vai tentar lançar apenas os dados fiscais do produto correspondente, sem mexer nos demais dados.
- Pressione o botão Anexar NF-e na linha do pedido de compra relevante.
- No diálogo que aparece, encontre a NF-e no seu computador e em seguida clique OK.
- O sofie vai apurar as informações da NF-e e apresenta-las em uma nova telinha, o Visualizador de NF-e.
- No visualizador, pressione o botão Anexar NF-e.
- Desde que o arquivo não esteja anexado a nenhum outro pedido de compra, o arquivo será salvo no seu sistema. Os campos Fiscal no. e Valor fiscal serão automaticamente atualizados. Os dados fiscais de cada produto também serão lançados.
Para visualizar (ou excluir) uma NF-e, pressione o botão Ver NF-e do pedido de compra relevante.
3. Preencher manualmente
Vamos assumir que um pedido de compra foi lançado previamente e agora ele precisa dos dados fiscais para se tornar em uma nota fiscal de entrada.
- Verifique que a opção Mostrar campos fiscais (em baixo da tabela superior) está checada.
- Na linha do pedido de compra relevante, preencha o campo Fiscal no., que seria o número da nota fiscal.
- Clique no Pedido no. para que a tabela inferior apareça com os itens do pedido de compra.
- Na tabela inferior, preencha o campo NCM de cada item. Ao ativar este campo, se o mesmo produto se encontra em um pedido de compra anterior, o sofie vai tentar lançar a NCM automaticamente.
- Opcionalmente preencher os campos CST e CFOP.
- A Unidade Fiscal é a unidade tributável como definida na NF-e, podendo ser diferente da unidade comercializada. Por exemplo, AÇOS podem ser comercializados em metros, barras, peças ou até toneladas, mas a unidade fiscal é sempre kilos (KG). MADEIRAS podem ser comercializados em metros, metros quadrados, unidades, etc., mas a unidade fiscal é sempre metros cúbicos (M3). O sofie normalmente apura a unidade fiscal de acordo com a categoria do produto mas em alguns casos o usuário tem que modificar a unidade fiscal.
- Preencha o Preço unitário líquido. É o valor unitário da mercadoria com todas as encargas tributárias e outras despesas inclusas (como frete) conforme descriminado na nota fiscal. Geralmente este vai ser igual o Preço base do pedido de compra, mas não sempre e com razão!
- Preencha a Qtd. fiscal. É a quantidade (em unidades fiscais) da mercadoria conforme descriminado na nota fiscal. Geralmente este vai ser igual o campo Qtd. do pedido de compra, mas não é sempre o caso.
- O Subtotal fiscal é calculado automaticamente, sendo o Preço unitário líquido multiplicado pelo Qtd. fiscal.
NCM
A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é um código abrangente utilizado por muitos países da América Latina para classificar produtos similares. Anote que produtos diferentes podem usar o mesmo NCM. Por exemplo: vergalhões de aço CA-50 de bitolas diferentes usam a mesma NCM.
CST
O Código de Situação Tributária (CST) informa a origem do produto e a forma de tributação.
CFOP
O Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços (CFOP) informa se a mercadoria na nota fiscal recolhe ou não impostos, movimento de estoque e financeiro.