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Controle de pagamentos

O Controle de pagamentos serve para editar e lançar os pagamentos dos clientes da sua empresa.

Pesquisar por pessoa ou por pagamento

O Controle de pagamentos se encontra em várias telas do sofie, como por exemplo a tela Pedidos e orçamentos e o Controle de pessoas.

O Controle de pagamentos é carregado com os pagamentos da pessoa física ou jurídica atualmente selecionada naquela tela.

Como lançar um pagamento novo

Selecione uma das opções:

  • Novo pagamento em branco
  • A vista
  • 2 vezes 0 + 30 dias
  • 3 vezes 0 + 30 + 60 dias

Clique o botão Inserir. Um novo pagamento (ou pagamentos) será inserido conforme a opção selecionada.

Usuário

Este campo é o usuário quem criou o pagamento e não pode ser editado.

Pedido no.

Geralmente (mas não sempre), associa-se um pagamento com um pedido. Caso não queira associar um pedido específico, coloque zero.

Forma

A forma de pagamento padrão é DINHEIRO. O programa vem precarregado com outras formas como CHEQUE, DEPOSITO e BOLETO BANCARIO. Um usuário com o privilégio adequado pode adicionar outras formas. Se colocar CHEQUE, uma janela para cadastrar o cheque vai aparecer. Leia mais sobre como cadastrar um cheque.

Valor

Insira o valor do pagamento.

Data de vencimento

Você pode editar a data de vencimento que foi sugerida pelo programa, ou deixar em branco.

Data pago

Somente os pagamentos com uma Data pago preenchida válida são considerados no saldo do cliente. Se o pagamento ainda não foi recebido, deixe esse campo em branco.

Detalhes

Opcionalmente colocar algumas observações sobre este pagamento.

Pagamentos complexos

O programa deixa espaço para o usuário melhor decidir como controlar receitas e cobrança. É possível criar um recorde de transações para situações mais complexas.

Situação: o cliente acerta uma parte do valor do pedido com um CHEQUE e o restante em DINHEIRO.

O valor do pedido é 2.550,00. O cliente passa um cheque de terceiro de 2.539,10 e a diferença de 10,90 em dinheiro. Lançe dois pagamentos assim:

Pedido no.FormaValorData pagoDetalhes
657CHEQUE2.539,1025/07/2024
657DINHEIRO10,9025/07/2024

Situação: o cliente quer um desconto a mais, mas o pedido já foi entregue e não pode ser modificado.

Geralmente descontos e acréscimos são aplicados ao pedido na tela Pedidos e orçamentos na hora de efetuar a venda. Mas vamos supor que na hora de acertar uma conta de 203,65, o cliente pede para redondar para 200,00. Lançe dois pagamentos assim:

Pedido no.FormaValorData pagoDetalhes
899DINHEIRO200,0015/12/2024
899DESCONTO3,6515/12/2024

Fica recordado na caixa pequena que o cliente recebeu um desconto de 3,65, ou seja, um crédito. Se tivesse lançado um único pagamento de 203,65, faltaria 3,65 na caixa pequena no fim do dia.

Anote que o desconto não é negativo porque também é um crédito do cliente. Um acréscimo seria negativo.

Situação: o cliente faz um bloco de pagamentos para acertar vários pedidos.

O valor total de quatro pedidos deu 4.000,00. O cliente passa dois cheques e o resto em dinheiro, mas o valor de cada pedido indivíduo não é divisível pelo valor dos cheques. A solução é lançar três pagamentos em bloco para os quatro pedidos, anotando os números de cada pedido no campo Detalhes.

Pedido no.FormaValorData pagoDetalhes
1055CHEQUE1.500,0005/03/2024Ref. 4 pedidos 1055,1066,1111,1212
1055CHEQUE1.500,0005/03/2024Ref. 4 pedidos 1055,1066,1111,1212
1055DINHEIRO1.000,0005/03/2024Ref. 4 pedidos 1055,1066,1111,1212

O campo Pedido no. serve para melhor organizar e ordenar os pagamentos. Se inserir números diferentes ou deixar como zero, os pagamentos não serão agrupados em bloco. Nessa situação é melhor usar o número do primeiro pedido do bloco para os três pagamentos.